Seleção definiu os novos Anjos de Enfermagem da São Lucas

Posted by: on mar 12, 2015 | No Comments

okk

A Faculdade São Lucas foi o local aonde aconteceu o processo de seleção dos novos Anjos da Enfermagem dos acadêmicos da São Lucas. A escolha do novo grupo foi dividida em etapas com três dias de duração, o critério de seleção foi seguido de acordo com o que foi publicado no edital.

A primeira etapa aconteceu dia 4 de março, com a apresentação do vídeo institucional para todos os candidatos, com a presença da coordenadora estadual, Lilian Samara, a coordenadora local Vanêssa Virgulino, a coordenadora do curso de Enfermagem Jandra Cibele, e a conselheira do COREN -RO Valentina Barbosa. A apresentação foi dirigida pelo Instrutor Eliomar Campos.

Os candidatos tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o projeto através de um filme institucional que documentava a história dos anjos, as atividades desenvolvidas, além dos depoimentos dos profissionais envolvidos direto e indiretamente. Este vídeo teve como objetivo fazer o candidato refletir sobre o real interesse em participar do grupo que é voluntario e trabalha principalmente com crianças com câncer.

No dia 5 de março, aconteceu o processo das entrevistas dos candidatos.  Junto com a coordenação estadual e local o instrutor ouviu e assistiu 19 candidatos individualmente, com apresentação de artes cênicas assim como entrevista de cunho ético, profissional, cultura e interesse voltado ao voluntariado. Nessa etapa foram selecionando 16 candidatos pra seguirem para a próxima fase.

A última etapa da seleção foi marcada pela oficina de afeiçoamento. Os 16 candidatos selecionados participaram no dia 6 de março, de atividades como arte com balão, expressão corporal, musicoterapia, pintura e peça teatrais, todas as atividades divididas em grupos e também individuais. A coordenação teve que escolher e selecionar oito candidatos que se destacaram e se enquadraram no perfil para se tornar um novo Anjo da Enfermagem. Os quesitos avaliados foram; criatividade, postura, comportamento, forma de se comunicar e a desenvoltura do candidato para ser um voluntário. Os novos anjos receberão instruções e treinamento de como ser um Anjo da Enfermagem.

Seguindo a tradição os oito candidatos selecionados como efetivo, tiveram um momento simbólico da passagem do “Nariz” dos voluntários de 2014 aos novos anjos, uma forma de receber e desejar boas vindas ao novo grupo que ali foi formado.

 

Para a coordenadora local dos Anjos e enfermeira da Faculdade São Lucas, Vanêssa Virgulino o momento mais emocionante foi ver o grupo dos anjos da enfermagem de 2014 deixando a vaga e dando boas vindas para os novos anjos. “Deixar o “posto de Anjo” depois de um ano de muito trabalho e dedicação não é tarefa fácil, mas eles sabem que saem deixando o legado e a missão de manter e propagar o amor por onde os novos anjos passarem.”, concluiu.

A Coordenadora do curso de Enfermagem da São Lucas Jandra Cibele Rodrigues, destacou a importância do projeto “Os anjos da enfermagem é o maior projeto social da enfermagem no Brasil. É um projeto extremamente importante para o acadêmico, pois lhe proporciona a vivência da humanização durante as atividades desenvolvidas. O anjo certamente será um profissional diferenciado do ponto de vista da prestação da assistência humanizada como futuro profissional. Além do incentivo à pesquisa, pois os mesmos devem apresentar trabalhos científicos no Congresso Brasileiro de Enfermagem.”, finalizou.

Cada estudante terá um ano de atividades voluntárias, contados a partir da assinatura do termo de adesão ao trabalho voluntário.

O Programa Anjos da Enfermagem é realizado em diversos estados e tem o apoio do Sistema Cofen/Coren’s. Em Rondônia o programa conta com o apoio do Coren-RO que acompanha de perto a seleção e o trabalho dos voluntários.

Conhecendo o Programa Anjos da Enfermagem

O projeto Anjos da Enfermagem: educação e saúde através do lúdico faz parte dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Anjos da Enfermagem em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem e Conselhos Regionais de Enfermagem.

O programa tem como missão, articular ações que promovam o exercício da cidadania dos estudantes e profissionais de enfermagem, de todo território nacional, com a perspectiva de apoio a crianças com câncer e humanização da saúde.

Faz parte do maior movimento de enfermagem do Brasil em prol das crianças com câncer e humanização da saúde.

Formação e implantação de grupos de voluntários nas universidades de três regiões brasileiras: centro-oeste, norte e nordeste, promovendo a humanização da saúde, melhoria da qualidade de vida de crianças com câncer, divulgando e fortalecendo a responsabilidade social da enfermagem brasileira.

Leave a Reply