São Lucas é reconhecida entre as três melhores faculdades do bem no III Prêmio de Responsabilidade Social da Enfermagem – Anjos da Enfermagem.

Posted by: on fev 10, 2015 | No Comments

vanessa

 

O VIII Fórum Nacional de Coordenadores, Oficina de Instrutores e III Prêmio Anjos da Enfermagem de Responsabilidade Social foram realizados em Fortaleza/CE, de 28 a 30/01, com a presença da Coordenação Nacional dos Anjos da Enfermagem – Dra. Jakeline Duarte e Dra. Georgina Botelho e a participação do Núcleo Rondônia com a Coordenadora Estadual Lilian Samara e as Coordenadoras Locais Vanêssa Virgulino e Viviane Pereira, e a Presidente do COREN-RO, Dra. Ana Paula Santos Cruz.

Na ocasião foram expostos os resultados e desafios propostos pelo programa em 2014 e as mudanças e planejamentos para 2015 além do reconhecimento e premiação em diversas categorias.

No jantar de premiação os Anjos da Enfermagem foram contemplados nos seguintes aspectos: o Núcleo Rondônia foi premiado como Núcleo Diamante, o qual se refere à realização de todas as atividades, alcançando as metas e superando as expectativas propostas pela Coordenação Nacional. Como melhor Coordenador Local, Vanêssa Virgulino enfermeira da Faculdade São Lucas, prêmio referido a todo trabalho desenvolvido junto ao projeto e os voluntários do bem; e a Faculdade São Lucas, parceira do bem, ficou entre as três melhores faculdades parceiras.

A Coordenadora Local dos anjos da enfermagem e enfermeira da Faculdade São Lucas, Vanêssa Virgulino, destacou a importância do projeto e a emoção de ter sido premiada como a melhor coordenadora local dos Anjos da Enfermagem. “Estou envolvida com o projeto há seis anos. Iniciei como voluntária na época quando era acadêmica de enfermagem. Eu me apaixonei pelo projeto Anjos da Enfermagem e não consigo largar. Hoje sou coordenadora local e tenho orgulho de fazer parte dessa equipe. O projeto é maravilhoso, pois leva alegria as crianças que estão passando por tratamento de câncer e fazem com que elas por um momento fujam da tristeza e se preencham de alegria. Eu me doei completamente ao projeto e fiquei muito contente de ter sido premiada” Concluiu.

Conheça melhor como funciona os Anjos da Enfermagem

A Coordenação Nacional tem a função de orientar as atividades desenvolvidas, além de instituí-las e normatizá-las. Assim, todos seguem um padrão pré-definido, que possibilita a qualidade e o sucesso nos resultados.

Os voluntários são capacitados, através de uma oficina, que orienta sobre os trabalhos a serem desenvolvidos durante o ano.

Atividades Intra-Hospitalares

São as atividades realizadas dentro do hospital. Reúne um conjunto sete estratégias, desenvolvidas de acordo com estudos científicos e técnicas de artes. A principal ferramenta de trabalho é a brinquedoteca móvel. A Brinquedoteca constitui hoje um dos principais projetos do Programa Anjos da Enfermagem: educação em saúde através do lúdico.

Ela tem dois compartimentos: o 1º contém todo material para jogos, mágica e pintura. O 2º abriga todo o material para as sessões de Brinquedo Terapia, peças teatrais além de ser contadas histórias para as crianças.

Cada Núcleo estadual possui a sua Brinquedoteca Móvel, que é disponibilizada através de um contrato de sessão de uso ao hospital parceiro.

Eventos

Constitui em participações dos voluntários em eventos, como: congresso, seminários, visita a asilos, postos de saúde, campanhas de vacinação, campanhas de mobilização social, etc. Na participação os anjos da enfermagem buscam sensibilizar profissionais e publico em geral para a importância da promoção da saúde e prevenção de doenças; bem como a importância da humanização da saúde.

Campanhas

As Campanhas constituem em movimentos de arrecadação, com o objetivo direto de trabalhar junto aos voluntários, importantes ensinamentos, como: união, planejamento estratégico, cumprimentos de metas, etc. Como objetivo indireto e muito importante também a arrecadação de doações para as famílias atendidas pelo programa.

Festas Comemorativas

As festas comemorativas são atividades especiais, desenvolvidas pelos voluntários, no sentido de resgatar o direito do paciente e público em geral, em festejar datas importantes, promovendo e disseminando o amor e alegria. São quatro principais festas: Páscoa, São João, Dia das Crianças e Natal.

Leave a Reply