Biologia da São Lucas é destaque em periódicos nacionais

Posted by: on fev 5, 2015 | No Comments

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A Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria (RS), com qualis B3, publicou no seu último volume dois artigos científicos produzidos pelos egressos Natan Gonçalves Vieira, Patrícia Guedes Nogueira e Daniele Bezerra Gomes, do curso de Ciências Biológicas da Faculdade São Lucas, orientados pelo professor Renato Abreu, baseados em trabalhos de conclusão de curso. Intitulados “Projetos Didático-Pedagógicos no Ensino de Biologia em uma Escola Pública no Município de Porto Velho-RO” e “A Relação da Educação Ambiental com as Aulas de Campo e o Conteúdo de Biologia no Ensino Médio”, os artigos foram baseados em estudos desenvolvidos em escolas públicas em Porto Velho ao longo de um ano de pesquisa.

No primeiro artigo, os autores citam os diversos projetos didático-pedagógicos que são desenvolvidos na escola de tempo integral Anísio Teixeira, relatando a importância de se trabalhar de forma diferenciada os conteúdos de Biologia, visto que as escolas públicas no Brasil, em sua grande maioria, enfrentam desafios cotidianos, e trabalhar com projetos dessa natureza propiciam ao aluno as condições favoráveis de aprendizagem, criando um ambiente de estímulos onde o professor constitui peça chave para motivação dos discentes.

Já no segundo artigo os autores realizaram uma visita técnica no Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) com alunos do ensino médio, onde eles puderam aprender que no BPA funciona o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) e o Centro Educação Ambiental (CEA), onde são realizadas atividades de sensibilização e orientação ambiental. A partir dos resultados obtidos verificou-se uma interação com os alunos, na temática ambiental, considerando que houve uma evolução significativa na forma que percebem o ambiente e sua influência sobre o mesmo. Além disso, o estudo in loco de alguns conteúdos contribuiu para melhorar o aprendizado pelo fato de colocar o aluno diretamente em contato com o seu objeto de estudo.

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